Itapecerica da Serra Últimas Notícias

Secretária de Saúde de Taboão da Serra diz que vacina da Febre Amarela é segura

No final do ano passado uma notícia ligou o alerta em parte da população que buscava nos postos de saúde da região a vacina da Febre Amarela. O relato que um professor da rede pública de Taboão da Serra, morador de Embu-Guaçu, teria morrido após ser imunizado deixou muitos moradores receosos com a vacinação.

A secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, disse que a população não deve deixar de se vacinar e que a vacina que foi disponibilizada pelo Governo Federal é segura. “A vacina é o único método eficaz de evitar a doença por isso é necessário ir a UBS mais próxima da sua residência, munido da carteirinha de vacinação e documento de identificação”.

Sobre a morte do professor e a suspeita que ele tenha tido alguma reação a vacina, Dra. Raquel esclareceu que não existe nenhuma confirmação sobre a causa da morte. “É muito triste um jovem de 35 anos morrer, eu liguei para a CVE (Central de Vigilância Epdemiológica do Estado) e o caso está sendo investigado para ver se houve algum efeito da vacina que colabora com o óbito dele”.

Segundo ela, “as notícias que temos até agora não leva para esse raciocínio [morte causada por alguma reação da vacina], porém existe uma chance remota que quem toma essa vacina ter uma reação leve e moderada, um caso em cada 500 pessoas”, ressaltou a secretária de saúde.

Dra.Raquel enfatiza que, “o município está se antecipando ao problema uma vez que não há casos urbanos da doença desde 1942. Não existe registro de macaco morto por qualquer causa muito menos pela febre amarela em Taboão. Reforço ainda que o animal é nosso principal sentinela. Ele não transmite o vírus. Não tem porque criar pânico e nem correria ate as UBS”, salienta.

Na região, em maio do ano passado, um caso de febre amarela foi confirmado em Itapecerica da Serra. De lá pra cá, cerca de seis macacos foram achados mortos nas matas da cidade, o que aumentou o alerta em toda a região. Em Itapecerica, foram vacinadas mais de 60 mil pessoas até agora.

A médica alerta que nem todos podem tomar a vacina como gestantes, mulheres amamentando, crianças menores de nove meses, pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, ELA, portadores de HIV, por exemplo) e pessoas com reação alérgica à proteína do ovo ou qualquer componente da vacina.

Vale lembrar que a partir de 2018 essa vacina entra no calendário oficial de vacinações.

Sintomas

Os principais sintomas são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, ocorre icterícia (pele e olhos amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de uma pessoa infectada para outra pessoa.
Uma informação muito importante é que quem já tomou uma dose da vacina não precisa de outra dose, já está imunizado.

Morte de macacos

A vacinação começou a ser aplicada na cidade de Itapecerica e região depois que foram confirmadas as mortes de macacos pelo vírus da febre amarela, na sua forma silvestre.

Desde o início do surto da doença, já foram cerca de 52 animais encontrados mortos na cidade, desses 21 foram confirmados com o vírus, segundo Parron. O macaco não transmite a doença, mas a sua morte serve como alerta. A cidade não registrou nenhum caso de febre amarela silvestre em seres humanos.

“Não há risco de transmissão da febre amarela urbana, por isso não há motivo para pânico. Os mosquitos que transmitem o vírus para os macacos se concentram na copa das árvores. A vacinação é uma forma de prevenção. Quanto mais pessoas se vacinarem, maior será a área que ficará imune ao vírus”, explica o coordenador Dr. Milton Parron.

Serviço
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS) estão vacinando em seu horário normal de funcionamento. Veja qual a (UBS) mais próxima da sua residência.

Related Posts

  1. Donavan Pztizion says:

    eu não confio em nada do que essa mulher fala não faça ideia oq o nosso grande prefeito tem na cabeça q ainda não demitiu essa incopentente o municipio infestado com o mosquito aedes a saude uma porcaria e essa senhora continua no cargo uma vergonha para o senhor prefeito #foraraquelzacainer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *